Solenidade marca os 130 anos Cerco da Lapa

por Câmara Lapa publicado 16/02/2024 12h29, última modificação 16/02/2024 12h29
Uma solenidade Cívico-Militar foi realizada no Panteon dos Heroes, dia 09 de fevereiro relembrando o conflito armado que vitimou centenas de lapeanos em 1894

O Cerco da Lapa, que aconteceu em 1894, foi uma grande batalha entre federalistas, conhecidos como "Maragatos", e os republicanos, chamados de “Pica-Paus”, liderados pelo General Gomes Carneiro que durou 26 dias. Este episódio foi relembrado no último dia 09 de fevereiro em uma solenidade Cívico-Militar realizada no Panteon dos Heróis, enaltecendo os bravos soldados que aqui lutaram, enfrentando a escassez de suprimentos e os constantes ataques dos federalistas.
A batalha foi marcada por intensos combates e estratégias militares, mas os republicanos conseguiram resistir durante quase um mês e mantiveram o controle da cidade. O Cerco da Lapa tornou-se um símbolo da resistência republicana durante a Revolução Federalista, demonstrando a determinação e coragem das tropas em defender seus ideais políticos e territoriais.
A solenidade contou com as presenças do General de Divisão Vendramin, do Prefeito Diego Ribas, do Vice-Prefeito Acyr do Sindicato, do General de Brigada Erlon Pacheco, do Coronel Paulo Henrique Semmer, subcomandante geral da Polícia Militar do Paraná, do Padre Elves Allano da Paróquia de Santo Antônio da Lapa e do Padre Braulio da Paróquia Imaculada Conceição de Mariental, de Rosimery Bianchini presidente da Asisson, além de demais autoridades civis e militares.
Na oportunidade também aconteceu a premiação dos alunos da rede municipal de ensino que foram os vencedores do concurso literário promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

Fotos: Prefeitura da Lapa