Solenidade cívico militar marca os 129 anos do Cerco da Lapa

por Câmara Lapa publicado 14/02/2023 16h55, última modificação 14/02/2023 16h55
O Cerco foi um episódio militar que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, quando aconteceu na Lapa um grande confronto entre as tropas republicanas, os chamados pica-paus (legalistas), e os maragatos (federalistas)

Uma solenidade cívico militar realizada na manhã do dia 09 de fevereiro marcou a passagem pelos 129 anos do Cerco da Lapa. O evento foi promovido pelo 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado com apoio da Prefeitura da Lapa.
Durante a Cerimônia foram prestadas honras militares aos combatentes e uma Corbélia homenageou os heróis que lutaram no Cerco. As bandeiras do Brasil, do Paraná e da Lapa foram hasteadas.
Um grande público prestigiou o evento, que contou com a participação da Secretária de Estado da Cultura Luciana Casagrande, representando o Governador Ratinho Júnior, o General Vendramin, Comandante da 5ª Divisão de Exército, General Ísola, Comandante da 5ª Região Militar, General Sabbá Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General Taranto, Comandante da Artilharia Divisionária, Tenente Coronel Hornung, Comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, da Tenente Zanetti Comandante da Unidade de Corpo de Bombeiros da Lapa e do Vereador Presidente da Câmara Mario da Farmácia.

A História do Cerco da Lapa

A Revolução Federalista começou no Sul do Brasil e pretendia derrubar o Governo do presidente Marechal Floriano Peixoto. Os revolucionários queriam passar pela Lapa para acabar com qualquer foco de resistência e seguir para o Rio de Janeiro, mas foram surpreendidos pela coragem do povo lapeado e pelos guerreiros comandados pelo General Gomes Carneiro.
Foram 26 dias de lutas entre maragatos e pica-paus no período entre meados de janeiro e início de fevereiro de 1894, situação que acabou frustrando os planos dos federalistas. Apesar da vitória na Lapa, eles perderam homens e tempo, e não conseguiram chegar à Capital. Os heróis lapeanos defenderam a República com o sacrifício da própria vida, como o General Gomes Carneiro, que morreu em combate dia 9 de fevereiro, data lembrada até hoje nas homenagens ao episódio histórico.