Ricardo Accioly Calderari é Cidadão Benemérito da Lapa

por Câmara Lapa publicado 17/08/2023 15h21, última modificação 17/08/2023 15h21
A solenidade para entrega do título aconteceu na Câmara Municipal nesta terça-feira, 15/08

Os vereadores entregaram, em sessão solene realizada no dia 15/08, na Câmara Municipal, o título de Cidadão Benemérito da Lapa ao agropecuarista e engenheiro agrônomo Ricardo Accioly Calderari. A proposição da homenagem foi feita pelo Vereador Osvaldo Camargo e teve aprovação unânime dos vereadores.
Ricardo nasceu na Lapa, mas fixou residência em Campo Mourão já em 1970, onde possui uma propriedade rural, a Fazenda Lapinha. É filho de Frederico Senna Calderari, vereador nesta Casa na legislatura 1956-1959, e irmão do advogado, ex-vereador e também ex-presidente da Câmara da Lapa, Nelson Accioly Calderari, em 4 legislaturas, entre os anos de 1964 e 1982.
Conhecido no meio rural por ser um defensor do meio ambiente, Ricardo, é diretor da Coamo e da Credicoamo e um dos pioneiros na implantação do plantio direto no estado do Paraná. Em sua trajetória, Ricardo sempre defendeu que a agropecuária deve ser desenvolvida de maneira sustentável, para que a atividade seja rentável e ao mesmo tempo haja preservação do sistema produtivo, e um equilíbrio entre produzir e cuidar da natureza.
A solenidade teve a presença de amigos e familiares do homenageado, autoridades municipais e também foi acompanhada pelo deputado Estadual Anibelli Neto, do prefeito Oclecio Meneses e do presidente da Câmara Amilton Dias da Silva, da cidade de Farol.
Emocionado, Ricardo Calderari agradeceu à Câmara pela homenagem, externando grande alegria e orgulho, por agora ser, duplamente filho de sua terra natal.