Reunião define novas estratégias para ampliar segurança nas escolas e CMEIs

por Câmara Lapa publicado 12/04/2023 14h54, última modificação 12/04/2023 14h54
O principal tema da reunião foi a criação de uma rede de apoio com a participação das Forças de Segurança, Poder Público e Instituições.
Um encontro na manhã desta quarta (12) na sede do 28º Batalhão de Polícia Militar definiu estratégias para reforçar a segurança nas Escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Participaram o Prefeito Diego Ribas, o Comandante do 28º BPM Major Carneiro, a Comandante do Corpo do Bombeiros da Lapa Tenente Zanetti, a Secretária Municipal de Educação Neuzeli Camargo, os Vereadores Marco Bortoletto e Gustavo Daou, a Coordenadora Pedagógica Rosilda Marcondes dos Santos, o Diretor de Transporte Escolar Rosdael Paes e a Assessora Parlamentar Celinha, representando a Vereadora Professora Brenda.
Em pauta temas como o combate a desinformação, os desafios da extensa malha viária do município, capacitação de toda comunidade escolar e a criação de uma rede de apoio com a participação das Forças de Segurança, Poder Público e Instituições.
As medidas devem ser implantadas a curto e médio prazo. Confira:
✅ Incentivo a inclusão de todos os profissionais da educação em um curso online oferecido pelo Batalhão de Policiamento Escolar Comunitário com o tema “Capacitação em Segurança Escolar”, definido em reunião na segunda (10)
✅ Ampliar os cuidados na chegada e saída de alunos;
✅ Manutenção constante de portões fechados nas instituições. Escolas como Dr. Manoel Pedro vão receber imediatamente porta com fechadura elétrica;
✅ Implantação de câmeras de segurança nas instituições que ainda não possuem o sistema. Os equipamentos já foram adquiridos pela Secretaria de Educação.
✅Definido também estratégias e medidas a serem adotadas desde o embarque de alunos no transporte escolar;
✅ Aquisição de ferramentas tecnológicas como “botão do pânico” nas instituições;
✅ Maior presença da Polícia Militar nas escolas e CMEIs em horários estratégicos;
✅ Combate às fake news e a boataria. Neste sentido, Major Carneiro assegura categoricamente “queremos tranquilizar as famílias, não há nenhuma informação consistente relacionada a ataque em toda região do 28º Batalhão”, afirmou.
O comandante afirma ainda que “pais e responsáveis devem mandar seus filhos para as escolas e não devem temer mensagens replicadas de maneira desordenada em grupos de aplicativos”. Não há razão para esse tumulto que está sendo gerado, completou;
Major Carneiro informa ainda que além do patrulhamento direcionado, a Corporação estuda a possibilidade da utilização dos alunos da Escola de Formação de Policiais para reforçar o policiamento nas escolas.
Outra medida que anteriormente já vinha sendo adotada pela Secretaria de Educação em parceria com o Corpo de Bombeiros da Lapa é a ministração de uma capacitação voltada aos profissionais da educação “planejamos desde o mês de março, todo um programa de instruções de primeiros socorros para a rede, direcionados a professores, funcionários e motoristas baseadas na Lei Lucas de prevenção”, afirmou Tenente Zanetti. A formação deve acontecer a partir do dia 02 de maio.
O Prefeito Diego quer ainda propor a inclusão dos Colégios Estaduais no rol de medidas implementadas
O debate acerca do tema foi objeto de proposição da Procuradoria da Mulher, presidida pela Vereadora Professora Brenda, com vistas a contribuir e colaborar nas ações.