Parque do Monge reabre para visitação neste sábado

por Câmara Lapa publicado 19/02/2021 17h14, última modificação 19/02/2021 17h14
Local foi fechado para receber melhorias e adequações

O Parque Estadual do Monge volta a receber visitantes neste sábado (20). O local ficou fechado para obras de melhorias a fim de atender às necessidades sanitárias impostas pela pandemia.
As novas estruturas garantem o cumprimento das normas e orientações estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Secretaria Estadual da Saúde para prevenir o contágio da Covid-19.
Outras reformas estão programadas pelo IAT, como a instalação de um circuito de cicloturismo na área interna do parque e a licitação de um novo espaço de cafeteria. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, os parques estaduais do Paraná se mostraram os destinos mais procurados pela população durante a pandemia.
De acordo com o diretor de Políticas Ambientais e do Patrimônio Natural do Instituto, Rafael Andreguetto, as adequações dos espaços das Unidades de Conservação do Estado estão dentro das políticas públicas previstas no Projeto Parques Paraná.

ATRATIVOS
A Gruta do Monge, local de peregrinação religiosa, é uma das principais atrações do parque. Neste espaço viveu por algum tempo o monge João Maria D'Agostinis, que se dedicava ao estudo das plantas da região, medicava enfermos, fazia profecias e orações. Para chegar à gruta o visitante passa por uma escada em pedra que desce até uma fonte de água pura.
O parque tem também um mirante com estrutura em concreto, piso em deck de madeira ecológica e guarda-corpo metálico que proporciona ampla visão da cidade da Lapa. Os visitantes também podem admirar a Pedra Partida, originada devido ao desgaste ao longo de milhares de anos. O atrativo é considerado pelos visitantes um local onde é possível ver a imagem do monge João Maria D'Agostinis.
Quem gosta de praticar a meditação junto à natureza pode aproveitar o Espaço Monge. O parque abriga ainda espécies da fauna como cachorro-do-mato, lobo-guará, irara, furão, lontra, gato-mourisco, cutia, curicaca, garça-vaqueira, jacuaçu, saracura-do-mato, asa-branca, beija-flor-preto e martim-pescador-pequeno.
A flora é formada por erva-mate, pinheiro-do-paraná, gerivá, ipê-roxo, carvalho-brasileiro, canela, canela-branca, imbuia, cedro-branco, cambuí e outros.

REGRAS
Assim como todas as Unidades de Conservação do Estado, o Parque do Monge funcionará de acordo com as regras estabelecidas para evitar a proliferação do coronavírus. Entre elas, estão o agendamento e cadastro do visitante, uso de máscaras, de álcool em gel e o distanciamento social.

Informações:
AGENCIA DE NOTÍCIAS DO ESTADO DO PARANÁ
http://www.aen.pr.gov.br/