Maio Amarelo 2024

por Câmara Lapa publicado 09/05/2024 09h59, última modificação 09/05/2024 09h59
Paz no trânsito começa por você

Paz no trânsito começa por você é o tema da Campanha Maio Amarelo 2024. A mensagem repercutida remete à responsabilidade tanto de usuários quanto de gestores para garantir um trânsito mais seguro para todos os cidadãos.
O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo. No Brasil, as campanhas do Maio Amarelo iniciaram em 2014 e unem o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no propósito de discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária e a construção de vias e espaços mais seguros e ambientalmente sustentáveis.
O envolvimento destes vários segmentos da sociedade, refletem na efetividade das campanhas, pois promovem ações coordenadas entre os participantes, evidenciando a importância do tema da segurança no trânsito e ampliando as ações e propagação de campanhas educativas.

  

Porque existe a Campanha

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de mortos e feridos no trânsito criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária após a primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito, estipulada em maio de 2011 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).
A partir daí, o movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, principalmente, no Brasil.
Por isso, durante todo o mês de maio, são realizadas ações e atividades com o objetivo de colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
Essas ações também têm o objetivo de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros do transporte público e todos os demais usuários das vias, sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas de segurança e empatia com as demais pessoas.