Lapa, 252 anos de emancipação político-administrativa

por Câmara Lapa publicado 12/06/2021 20h55, última modificação 12/06/2021 20h55
Cheia de história e cultura, a Lapa é uma cidade que se desenvolve a cada dia.

Fundada em 1769, a cidade da Lapa é uma das cidades mais antigas do Paraná. Sua origem deve-se a passagem dos tropeiros que atravessavam a região e faziam aqui uma de suas paradas.
Foi chamada inicialmente de Freguesia de Santo Antônio da Lapa e estava sob a jurisdição da então “Vila de Curitiba”. Em 1806 foi denominada Vila Nova do Príncipe e em 1872 foi elevada à categoria de cidade, sendo nomeada simplesmente de Lapa.
A cidade foi cenário de um dos episódios mais sangrentos e trágicos da Revolução Federalista que ficou conhecido como o “Cerco da Lapa”. Durante 26 dias, de 14 de janeiro a 11 de fevereiro de 1894, maragatos (liderados por Gumercindo Saraiva) e pica-paus (liderados pelo coronel Gomes Carneiro) se enfrentaram.
A cidade Lapa reúne o maior conjunto arquitetônico tombado do Estado do Paraná e um dos maiores do sul do Brasil. São 14 quarteirões, com 235 imóveis de várias correntes arquitetônicas. A economia do município é basicamente sustentada pela agropecuária e algumas indústrias de pequenos e médios porte.
Nesses 252 anos de emancipação político-administrativa, a Lapa ainda é cheia história e cultura. É uma cidade que cresce a cada dia e vem se desenvolvendo em infraestrutura, segurança, educação, tecnologia e mobilidade urbana.