Grupo Potencial anuncia investimento de R$ 2 bilhões em usina de etanol na lapa
O Grupo Potencial marcou sua entrada no setor de produção de etanol de milho com o anúncio de um investimento de R$ 2 bilhões para a construção de uma nova usina no município da Lapa. A notícia foi oficializada na terça-feira, 5 de agosto de 2025, em uma reunião no Palácio Iguaçu entre executivos da empresa e o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O projeto, que se encontra em fase de detalhamento técnico reforça a aposta do Paraná no desenvolvimento sustentável e no fomento de energias renováveis. A decisão de investir acompanha a projeção de forte crescimento do mercado de biocombustíveis no Brasil.
Projetada para ser uma das mais modernas do país, a nova unidade terá capacidade para processar 3 mil toneladas de milho diariamente. Além do etanol, a planta industrial irá gerar subprodutos de alto valor agregado. O farelo resultante do processo será destinado à nutrição animal, enquanto o óleo será utilizado como matéria-prima para a produção de biodiesel.
O anúncio contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais Norberto Ortigara (Fazenda), Guto Silva (Cidades) e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística); o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; e o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Fernando Furiatti. Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi; o prefeito da Lapa, Diego Ribas; o prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto; o diretor-geral da Potencial Agro, Luiz Meira; e o diretor de Controladoria da Potencial, Ricardo Olinki.