Fortalecimento da agricultura familiar na região é discutido na Câmara

por Câmara Lapa publicado 30/07/2025 16h34, última modificação 30/07/2025 16h34
Representantes da cooperativa Arcos e do IDR-Paraná trouxeram as necessidades e os desafios da agricultura familiar

O futuro da agricultura familiar mobilizou produtores, técnicos e autoridades na sessão na Câmara Municipal da Lapa, nesta terça-feira, para discutir os desafios e o crescimento do setor.
O Deputado Federal Tadeu Veneri marcou presença e destacou a importância do trabalho dos agricultores familiares. Em sua fala, o deputado se comprometeu a atuar na viabilização de recursos para a Lapa, com foco não apenas na agricultura familiar, mas também em áreas essenciais como saúde e educação, colocando seu mandato à disposição do município.
A realidade e as necessidades dos produtores locais foram apresentadas por Marcos Dobrinski, Presidente da Arcos Cooperativa da Agricultura Familiar. Ele compartilhou a trajetória de sucesso da cooperativa, que começou com 21 membros e, prestes a completar seis anos, já conta com 68 cooperados, dos quais 22 são da Lapa.
Dobrinski ressaltou que, para dar continuidade a essa expansão, é necessário o apoio político e o investimento em recursos. Uma das necessidades mais urgentes, segundo ele, é a aquisição de um caminhão para otimizar a logística e a organização da produção, que hoje ultrapassa 30 itens entre frutas, verduras e legumes cultivados na Lapa, Araucária, Campo Largo e Balsa Nova.
Como uma demonstração da qualidade da produção local, os cooperados presentes levaram uma grande quantidade de morangos, fruta que é cultivada sem o uso de agrotóxicos.
Reforçando o potencial do município, Dalvan Mallmann, técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), antigo Emater, frisou que a Lapa vem ganhando destaque no cultivo de morango, não só pelo volume, mas principalmente pela alta qualidade do produto. Ele reiterou a importância vital da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável da região.
A sessão terminou com um saldo positivo, sinalizando que o diálogo pode se converter em ações concretas. A expectativa agora é que os compromissos firmados se transformem em apoio prático para que os agricultores da Lapa continuem a crescer e a fortalecer a economia local.