Eleições 2024: termina em 8 de maio o prazo para quem quer tirar o título

por Câmara Lapa publicado 29/01/2024 09h33, última modificação 29/01/2024 09h33

Em outubro, brasileiros dos 5.568 municípios do país vão às urnas escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O prazo para tirar o primeiro título ou regularizar o cadastro eleitoral vai até 8 de maio. Quem tiver 15 anos agora, mas completará 16 até o dia 6 de outubro, já pode pedir o documento.

As eleições municipais de 2024, para a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, estão se aproximando. Para muitos jovens, essa será a primeira eleição. Quem tiver 15 anos agora, mas completará 16 até o dia da eleição, em 6 de outubro, já pode pedir o seu título de eleitor; lembrando que o voto é facultativo até os 17 anos. A partir dos 18, o voto passa a ser obrigatório.
O prazo para tirar o primeiro título ou regularizar o cadastro eleitoral, com transferência de domicílio, por exemplo, termina no dia 8 de maio.
O título eleitoral pode ser emitido através do site da justiça eleitoral, do TSE ou do TRE do seu estado, que os serviços eleitorais estão disponíveis lá, inclusive para a emissão do primeiro ou procurando um cartório eleitoral mais próximo da sua residência. É necessário um documento oficial com foto e um comprovante de residência. Caso esse comprovante de residência não esteja no nome do jovem menor de idade, ele poderá levar um em nome dos pais com quem ele reside.
É importante que todas as pessoas acima dos 18 anos estejam com sua situação eleitoral regularizada junto à justiça eleitoral. Para isso, caso tenham qualquer tipo de pendência, é necessário que procurem um cartório eleitoral mais próximo da sua cidade, munidos de um documento oficial com foto e um comprovante de residência, para poder fazer a regularização de pendências que porventura existam.

FONTE: