Câmara Municipal da Lapa realiza primeira Audiência Pública sobre Proteção Animal
A Câmara Municipal da Lapa realizou na última sexta-feira, 05 de setembro, a primeira Audiência Pública com foco na proteção e bem-estar dos animais. O encontro, realizado no plenário da Câmara, teve como objetivo principal construir, de forma conjunta, soluções eficazes para os desafios enfrentados no município.
Organizada pela Comissão de Serviços Públicos e presidida pelo vereador Bruno Bux, a audiência reuniu autoridades e protetores de animais para um debate sobre a causa. A mesa de discussão contou com a presença do Delegado de Polícia Civil da Lapa, Dr. Diogo Modesto; dos representantes do bem-estar animal da Prefeitura, Rafael e Bianca; do professor Roberto, coordenador da Fael; do Dr. Eduardo Rutes Camargo, Presidente da Comissão dos Direitos dos Animais da OAB; da Cabo Jéssica, da unidade do Corpo de Bombeiros da Lapa; e de Gisele Ramalho, presidente da ONG Defesa Animal.
Durante o evento, foram abordados temas de grande relevância para a comunidade, como a atual situação do canil municipal e a viabilidade de adquirir recursos para um castramóvel, que permitiria a esterilização itinerante de animais. Também foi discutido o contrato que a prefeitura mantém com um abrigo externo, para onde cães são encaminhados para atendimento.
Questões urgentes, como ataques de cães em vias públicas e o grande número de animais abandonados, também estiveram em pauta. Buscando soluções, os participantes debateram a possibilidade de firmar parcerias público-privadas para a solução desses esses problemas.
Além disso, duas propostas surgiram durante as discussões: a criação de um Conselho de Defesa Animal, que seria responsável por fiscalizar recursos e acolher as demandas da causa, e a sugestão do Delegado Dr. Diogo Modesto para a elaboração de um protocolo de atendimento e acompanhamento para situações envolvendo animais.
A audiência contou com a participação ativa de dezenas de cidadãos, incluindo protetores independentes e simpatizantes da causa, que fomentaram o debate com suas perspectivas.
Como resultado prático do encontro, um grupo de trabalho, formado pelos integrantes da mesa de discussão, se reunirá nos próximos dias para dar andamento às reivindicações e propostas apresentadas, buscando transformar o diálogo em ações concretas para a proteção animal na Lapa.