Câmara Homenageia Padre Celmo e o Bispo Dom Celso Marchiori

por Câmara Lapa publicado 26/10/2023 11h29, última modificação 26/10/2023 11h29
A sessão solene foi realizada na quarta-feira, dia 25/10.

Os vereados da Câmara da Lapa realizaram na manhã de quarta-feira, dia 25 uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário da Lapa ao Padre Celmo Suchek de Lima e ao Bispo da Diocese de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori
A homenagem ao padre Celmo foi proposta pelo vereador Vilmar Fávaro Purga como uma maneira de agradecer, em nome das famílias lapenas, pelos relevantes serviços durante 05 anos que esteve em nossa comunidade.
A concessão da cidadania honorária a Dom Celso, bispo diocesano de São José dos Pinhais, foi um marco importante na história da nossa cidade. O projeto que autorizou esse gesto de reconhecimento e gratidão foi aprovado por unanimidade em 2021. A decisão de conceder a cidadania honorária a uma figura tão distinta como Dom Celso reflete o profundo respeito e apreço que a comunidade tem por ele.
O vereador Gustavo Daou destacou a importância de homenagear o incansável trabalho desempenhado pela Igreja Católica, sob a liderança do dedicado Dom Celso em nossa na região. O comprometimento da igreja em prol da sociedade é verdadeiramente inspirador, pois promove valores, solidariedade e auxílio aos mais necessitados, fortalecendo os laços que unem nossa comunidade.
O presidente da Câmara, vereador Mário da Farmácia, parabenizou os homenageados e destacou que o título de cidadão honorário é um reconhecimento merecido por suas realizações notáveis, mas também é um lembrete constante de que devemos valorizar e celebrar aqueles que nos inspiram a ser melhores seres humanos.
Estiveram presentes na sessão os vereadores Marco Bortoleto, Purga, Gustavo Daou, Osvaldo Camargo e Marco Lech, lideranças da igreja católica e o atual pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Elves Alano Perroni.

O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO

O título de cidadão honorário é uma distinção estabelecida pelo Regimento Interno da Câmara Municipal e é destinado a homenagear pessoas que, embora não tenham nascido na região, tenham desempenhado um papel fundamental ao enriquecer a comunidade ou contribuir de maneira notável para o bem-estar da sociedade como um todo.