Câmara homenageia Maria Antonieta Bitencourt e Neiva Correa da Silva com Título de Cidadãs Beneméritas

por Câmara Lapa publicado 25/09/2025 10h24, última modificação 25/09/2025 10h24
Os projetos de homenagem foram apresentados pelo vereador Bruno Bux

 

A Câmara Municipal da Lapa entregou o título de Cidadã Benemérita a duas mulheres com histórias marcantes de dedicação à cidade: MariaAntonieta Bittencourt e Neiva Ione Correia da Silva. A homenagem, proposta pelo vereador Bruno Bux, celebrou o serviço de ambas à comunidade.

Aos 88 anos, Maria Antonieta é conhecida por seu trabalho na Pastoral da Saúde, onde usava o conhecimento de plantas medicinais para cuidar das pessoas. Além de atender a comunidade com ervas e massagens, ela foi uma das fundadoras do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a primeira mulher a se candidatar a vice-prefeita da Lapa, em 1988.
Neiva Ione, de 59 anos, realizou o sonho de infância de ser enfermeira. Sua trajetória é um exemplo de superação, começando na área de serviços gerais de um hospital até se formar em Enfermagem. Neiva se tornou uma grande defensora do SUS, lutando por um sistema de saúde público e de qualidade para todos, uma causa fortalecida por sua própria experiência de vida.
A cerimônia reuniu familiares e amigos para aplaudir a trajetória de duas mulheres que dedicaram suas vidas a cuidar e lutar pela comunidade lapeana.