Anteprojeto de Lei prevê realizações de exames de saúde nas escolas

por Câmara Lapa publicado 16/02/2022 15h50, última modificação 16/02/2022 17h53
O anteprojeto de lei, de autoria do vereador Gustavo Daou teve a aprovação unânime na sessão da terça-feira, dia 15.

Os vereadores da Câmara da Lapa aprovaram nesta última terça-feira o anteprojeto de autoria do vereador Gustavo Daou que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de exames oftalmológico, otorrinolaringológico e odontológico em alunos do ensino fundamental matriculados na rede pública de ensino do Município da Lapa.
De acordo com o autor, a proposta tem o intuito de oferecer às crianças a avaliação das suas capacidades visuais, de audição e odontológicas.
A justificativa do projeto mostra que comprovadamente as dificuldades com visão e audição reduzem o rendimento escolar dos alunos, pois geram dificuldades no acompanhamento dos conteúdos das aulas e no desempenho escolar da criança como um todo. Sobre a prevenção odontológica é também uma forma de manter e contribuir com a saúde bucal na infância que refletirá em toda a vida adulta.
Gustavo ainda reforça que que prevenção é o tratamento mais eficaz pois permite o encaminhamento médico ou odontológico apropriado e, em muitos casos, o diagnóstico precoce evita traumas e pequenas intervenções futuras.
O projeto foi encaminhado para a Prefeitura e espera-se que seja sancionado nos próximos dias.