Alunos do 7ºB do Colégio General Carneiro visitam a Câmara Municipal da Lapa

por Câmara Lapa publicado 13/11/2023 09h53, última modificação 13/11/2023 09h53
O objetivo da visita era proporcionar aos alunos uma compreensão sobre a importância e a função dos vereadores, assim como a estrutura e o papel do Poder Legislativo.

Na última sexta-feira, dia 10 de novembro, os estudantes do 7ºB do Colégio Estadual Cívico Militar General Carneiro participaram de uma visita educativa na Câmara Municipal da Lapa. Acompanhados pelas dedicadas professoras Karla Carraro, Neide Murbach Ruiz e Dorilena Ferreira da Silva, os alunos imergiram no ambiente político e legislativo, uma experiência fundamental prevista na matriz curricular da disciplina Cidadania e Civismo.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Câmara, desde o plenário onde as decisões são debatidas e votadas até os bastidores que permeiam o cotidiano dos legisladores. Foram recepcionados por servidores do Legislativo e também pelo vereador Vilmar Fávaro Purga que compartilhou conhecimentos, explicando as responsabilidades do cargo e respondendo às curiosidades dos jovens cidadãos.
A interação direta com os representantes municipais proporcionou aos alunos uma visão prática e realista do processo legislativo, conectando os conceitos abordados em sala de aula com a dinâmica cotidiana do ambiente político. Essa abordagem prática contribui para a formação cidadã, estimulando o senso crítico e a participação ativa na sociedade.
Ao final da visita, as professoras expressaram sua satisfação ao ver o entusiasmo dos alunos e ressaltaram a importância de tais experiências no desenvolvimento integral dos estudantes. A Câmara Municipal da Lapa, por sua vez, enalteceu a iniciativa do Colégio General Carneiro em promover atividades que fortalecem o elo entre educação e cidadania.
Estiveram presentes também o Sr. Adalmo Alves – presidente estadual PRTB e os assessores parlamentares Celinha Trindade Bill e José Maria Bill.