A Trajetória da Mulher na Câmara Municipal da Lapa

por Câmara Lapa publicado 08/03/2024 22h33, última modificação 08/03/2024 22h33
Depois de oito anos sem representatividade feminina na Câmara de Vereadores de Lapa Professora Brenda Ferrari (PV) se elegeu em 2020.

De acordo com dados estatísticos, em pleno ano de eleições municipais, o Brasil chega com baixa representatividade feminina em prefeituras e nas Câmaras de Vereadores. Das 58.142 cadeiras para vereadores, 9.350 são ocupadas por mulheres — representando apenas 16,1% dos cargos. O número é ainda menor entre as prefeitas: dos 5.497 postos, apenas 663 são de mulheres — chegando a 12,1%.
Na Lapa, depois de oito anos sem uma mulher vereadora, a Professora Brenda foi eleita em 2020 e se tornou a nona mulher a ocupar o cargo em mais de 70 anos de história legislativa na cidade. Sua eleição pode ser o crescente reconhecimento do papel das mulheres na tomada de decisões e na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Histórico

A primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora foi Gasparina Simas Milléo, na legislatura 1952/1955. Foram também presidentes da Câmara Cacilda Kuss Marins e Casturina Bosch.

Mulheres que já ocuparam uma vaga no Legislativo

Gasparina Simas Milléo
Edite Zarur