A Tradição dos tapetes de Corpus Christi na Lapa

por Câmara Lapa publicado 09/06/2023 17h34, última modificação 09/06/2023 17h34
Os tapetes de Corpus Christi são uma manifestação exclusiva da religiosidade Católica e tem muita força em nossa região

A cerimônia de Corpus Christi é uma festa importante no calendário litúrgico católico. Além da procissão, também são realizadas missas solenes, adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos de reflexão sobre o significado da Eucaristia na vida dos fiéis.
Nas ruas históricas da Lapa, a tradição se manifesta ao percorrer o trajeto entre o Santuário Diocesano de São Benedito e a Igreja Matriz de Santo Antônio. Os desenhos, feitos de diferentes materiais e tem como principal propósito evocar a presença de Cristo Eucarístico.
Centenas de pessoas estavam nas ruas desde as primeiras horas da madrugada do dia 08 para enfeitar as ruas. Os matérias utilizados foram serragem colorida, flores, sal, pétalas, areia e outros elementos orgânicos e os desenhos dos foram inspirados em temas religiosos, símbolos sagrados e cenas bíblicas.