13 EnGITEC: do maior evento de Inovação e Tecnologia é realizado em Brasília - DF

por Câmara Lapa publicado 28/06/2023 09h48, última modificação 28/06/2023 09h48
O evento aconteceu em Brasília neste mês de junho e reuniu representantes do Poder Legislativo de todo país

Aconteceu entre os dias 19 e 23 de junho, em Brasília – DF, o 13º EnGITEC (Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU). O tema deste ano foi "Rumo ao Parlamento do Futuro" e incluiu palestras, cursos, oficinas e mesas redondas.
O evento, apoiado pelo Senado Federal, ILB (Instituto Legislativo Brasileiro) e Interlegis, teve na abertura a palestra da Diretora-Geral do Senado, Ilana Trombka, e também a participação do Ministro do TCU, Augusto Nardes. Para os organizadores do evento, discutir o parlamento do futuro é importante porque as instituições democráticas estão sempre evoluindo e se adaptando às mudanças sociais, tecnológicas e políticas.
Os dois primeiros dias do encontro foram destinados à apresentação de oficinas dos produtos Interlegis – Portal Modelo, SAPL, SAAP, E-mail Legislativo, que são ferramentas de gestão e modernização das Casas Legislativas. Este momento do evento serve para atualização, tirar dúvidas e conhecer os avanços previstos ou implementados nessas ferramentas tecnológicas.
Ministraram palestras no encontro Cristiane Nardes - Diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP); Lucas Paglia - Coordenador do Comitê de LGPD da Rede Governança Brasil; e Tadeu Sposito – Coordenador do Núcleo de Mídias Sociais, responsável pelos perfis oficiais do Senado Federal, entre importantes profissionais da área jurídica, gestão e administração, que abordaram assuntos como inteligência artificial, nova lei de licitações, Lei Geral de Proteção de Dados, Governança e transformações da sociedade impostas pelas novas tecnologias.
O Paraná teve representantes no evento das cidades da Lapa, Curitiba, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Telêmaco Borba, Campina Grande do Sul, Ivaiporã, Campo Mourão, Porecatu e Jardim Alegre.

A Lapa no evento

Participou do evento, como palestrante, o ex-vereador, por dois mandatos na Câmara Municipal da Lapa, Celio Guimarães, apresentou a sua experiência na implantação de ferramentas para aproximação do cidadão com o Legislativo e os novos desafios. “Fico muito grato e honrado por poder contar a história dos projetos que desenvolvi para aproximar o cidadão do Poder Legislativo e falar sobre os novos desafios, além de levar o nome da Lapa e do Paraná à Capital Federal”.