Dia Mundial de Conscientização do Autismo

por Câmara Lapa publicado 01/04/2022 14h05, última modificação 01/04/2022 14h08
ONU declarou todo 2 de abril como a data para conscientizar a sociedade

A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Em 2022 o tema é “Lugar de autista é em todo lugar!”, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar nas redes sociais. Desde 2020, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único. Em 2020/2021 o tema foi: “Respeito para todo o espectro” — hashtag #RESPECTRO.
Para 2019, o tema escolhido pela ONU foi “Tecnologias assistivas, participação ativa” e o secretário-geral das Nações Unidas enviou mensagem falando de inclusão e sobre a importância de dar voz aos autistas adultos.
De maneira geral, as pessoas com TEA apresentam dificuldade de interação social e interesses restritos ou repetitivos. Vale salientar que algumas pessoas podem ter o TEA e desenvolver-se de maneira totalmente independente; outras, no entanto, podem necessitar de atenção para a realização de atividades por toda a sua vida. Apesar de não haver cura, terapias são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e sua maior independência.

Respeito, sensibilidade e empatia. 💙

Legislação Municipal

Na Lapa temos a lei municipal 2768/2012, alterada também pela lei 2878/2013 que institui no âmbito do Município da Lapa – PR, a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Veja a lei completa nesse link: https://sapl.lapa.pr.leg.br/ta/1122/text?