Audiência Pública realizada da Câmara discute a segurança nas escolas

por Câmara Lapa publicado 12/05/2023 09h50, última modificação 12/05/2023 10h55
A reunião contou com representantes da Secretaria de Educação, PM, Bombeiros e Núcleo Regional da Educação (NRE AMSul)

A segurança nas escolas é um assunto de extrema importância e frequentemente discutido em audiências públicas, pois envolve a proteção e bem-estar dos estudantes, professores e funcionários e, diante disso, aconteceu dia 10/05, no plenário da Câmara, uma audiência pública, organizada pela Vereadora Professora Brenda para discutir o assunto.
Representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Núcleo Regional da Educação (NRE AMSul) abordaram medidas de prevenção de violência, discutiram estratégias para prevenir a ocorrência de violência nas escolas, como a promoção de valores de respeito e tolerância, estabelecimento de canais de denúncia de comportamentos inadequados, segurança física, possibilidade de treinamento de emergência, saúde mental e apoio emocional, entre outros.
De acordo com a Vereadora Professora Brenda, o que foi discutido na audiência foi apenas o início de um trabalho que precisa ser constante e envolver os principais interessados, como pais, estudantes, professores, funcionários e especialistas em segurança, a fim de obter diferentes perspectivas e buscar soluções eficazes para garantir um ambiente seguro e propício à educação.
Participaram da audiência, a Vereadora Professora Brenda o Major João Gustavo Carneiro (Comandante do 28º BPM) Ten. Renata Zanetti (Comandante do Grupamento de Bombeiro), Sgt. Julio Rodrigues e Sd Aroldo (Policia Militar), Rosilda Marcondes (Secretaria de Educação), Ana Karina Azambuja (Secretaria de Saúde), Elcio Dissenha (NRE – AMSul) e a assessora parlamentar Celinha.

 

VIDEO

Assista aqui a mensagem do Comandante da 5ª Cia./BPEC, Capitão Paulo Cesar Marcondes, sobre a segurança das nossas escolas e de nossos estudantes: https://youtu.be/g_ITJ9tsaTE

 

CURSO SEGURANÇA ESCOLAR

O Curso Segurança Escolar é disponibilizado pela Escola de Gestão do Paraná e traz reflexão ir sobre os principais temas relacionados à segurança escolar e as ações que competem ao profissional que atua na escola, bem como àquelas que fazem parte do escopo do Batalhão de Policiamento Escolar Comunitário para que, desta forma, seja possível compreender onde, quando e como se dá o trabalho do BPEC junto à comunidade escolar.
Acesse o curso nesse link: https://bit.ly/3O0t6iv

 

Escola de Gestão do Paraná

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Escola de Gestão do Paraná, disponibiliza cursos gratuitos de atualização, aperfeiçoamento e capacitação para servidores de todas as esferas da federação e sociedade civil. Todos os cursos são gratuitos, com carga horária variada e certificado autenticado pela Escola de Gestão do Paraná.
Os cursos são na modalidade on-line, ou seja, a distância sem tutoria (autoinstrucional), alguns em oferta permanente e período de realização de 30 dias a partir da data de inscrição.