Câmara realiza solenidade para comemorar 10 anos do gemellaggio entre Lapa e Istrana

por Anderson Sossela publicado 19/03/2015 14h45, última modificação 19/03/2015 21h48
O ato de Gemellagio, realizado em 2004 entre Lapa e Istrana, é um pacto de irmandade entre as comunidades

Na terça-feira, dia 17, a Câmara Municipal realizou uma sessão solene em homenagem aos 10 anos do gemellaggio assinado em 2004 entre a cidade da Lapa e Istrana - província de Treviso, no Vêneto, uma região no nordeste da Itália.

A solenidade contou presença do Prefeito de Istrana, Sr. Enzo Fiorin, da prefeita da Lapa Leila Klenk e do ex-prefeito da Lapa na gestão 2001-2004, período da assinatura do gemellaggio, Sr. Paulo Furiatti.

O termo gemellaggio (italiano) em português, geminação ou irmanamento é usado para o acordo de cooperação mútua entre cidades ou regiões de nações diferentes, que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. Geralmente as cidades têm características semelhantes ou pontos de referências históricas comuns.

O intercâmbio que Lapa formou com Istrana tem também como objetivo o entrelaçamento humano entre os dois povos que são ligados pelas mesmas origens, preservando cultura e costumes deixados pelos antepassados.

Durante a sessão, foram entregues placas de homenagem aos Srs. Enzo Fiorin - prefeito de Istrana; Sr. Roberto Gemin -  presidente da Comissão do gemellaggio; Sr. Antonio Berlese; Sras. Annamaria Sator; Iole Gemin e Oriella Gemin, que vieram em visita oficial à nossa cidade, para marcar a passagem desse acordo mútuo firmado entre Lapa e Istrana.